A Chacina de 2016

Porto Alegre não é mais segura. Talvez isso não seja novidade para você, muitos já falaram antes de mim. Mas também não precisa ser muito esperto para descobrir sozinho, basta olhar em volta. Porto Alegre, assim como as grandes cidades do planeta, não é mais segura.

Somente na última semana foram mais de 3 mil vítimas, entre mortos e feridos. Assassinados por nossa ganância, descaso, ignorância. Matamos por esses dias alguns dos moradores mais antigos da cidade, outros tantos em plena forma e diversos exemplares no início de uma vida. O que fazemos diariamente é cruel, nojento, burro. Somos nós os culpados por todos os vegetais tombados e mutilados no último temporal. Depois do vendaval histórico, milhares de corpos jaziam nas avenidas de Porto Alegre. Não vi lágrimas nem protestos. Pelo contrário, só escutei acusações contra as vítimas, como se fossem as culpadas por estarem ali, como se estivessem erradas por viver, como se suas existências fossem em vão, como a nossa.

Porto Alegre não é mais segura. Engatilhamos nossa arma a cada pedaço de carne mastigado, miojo fervido, copo de plástico consumido e sacola do Zaffari levada. Nossa ambição mata inocentes. Somos todos assassinos. Porto Alegre não é mais segura.

Comentários